Importância da vacinação e a sólida história do programa nacional de imunizações (PNI)
Imunizar a população tem se mostrado o meio mais efetivo, eficaz e eficiente para o controle, erradicação e até a eliminação de doenças que assombravam a sociedade por séculos, antes do surgimento das vacinas.
E no Brasil, um país que atualmente comporta mais de 220 milhões de habitantes, a importância da vacinação tem registros históricos e currículo inabalável.
Remetendo à história da atenção à Saúde no Brasil, temos como umas primeiras ações inerentes ao poder público, no sentido de preservar a saúde da população, as denominadas campanhas sanitaristas, que objetivavam imunizar a população contra doenças infectocontagiosas e transmissíveis.
Não obstante isso, temos momentos históricos que marcam a trajetória da vacinação em nosso país, sobretudo, com a implantação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ocorrido em 1973.
O PNI é um dos maiores e mais inclusivos programas de imunização de todo o mundo, contribuindo para que feitos incríveis ocorressem no Brasil, como a erradicação da varíola na década de 80 e da Poliomielite na década de 90. Sem mencionar o controle de diversas outras doenças, que sem as vacinas adequadas poderiam causar mortes, deformações, incapacitações e incorrer em prejuízos incalculáveis para o poder público.
O PNI se mostrou tão importante ao longo dos anos, que o País, em condições sanitárias normais, é considerado autossuficiente em imunizantes. Grande parte de todo esse sucesso se deve às duas maiores e mais importantes instituições de pesquisas na área, o instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), ambas fundadas no início do século XX.
Por toda história e todas as glórias alcançadas por nossas respeitadas instituições e o sólido trabalho desenvolvido no âmbito do PNI, as vacinas se mostram cada vez mais importantes para proteger a população brasileira, não havendo quaisquer dúvidas sobre a eficácia dos imunizantes produzidos e/ou utilizados em solo brasileiro.
No tocante aos profissionais que fazem parte do PNI, é fundamental destacar a importância dos profissionais de enfermagem, que desde sempre, se esmeram e contribuem de forma significativa para o fortalecimento e sedimentação do nosso programa de imunização.
Atualmente, o mundo atravessa uma crise sem precedentes, assolado pela pandemia causada pela Covid-19, que já vitimou milhões de pessoas em diversas partes do mundo e milhares em território brasileiro. Mais uma vez, a PNI escuta o chamado da população e articula a necessária vacinação da sociedade brasileira e assim como em toda a história, os profissionais de enfermagem se encontram engajados e preparados para cumprir com a missão de salvar vidas.
Autora: enf. Natale Souza.
Veja Mais
- 22/01/2021 15:41
Covid-19: reflexão da atuação do enfermeiro no combate ao desconhecido - 11/10/2018 15:47
GT de Saúde Mental publica artigo sobre “Complexidades do Trabalho em Saúde Mental e Inserções do Núcleo da Enfermagem no Campo Psicossocial” - 25/10/2013 11:35
Reflexões sobre a enfermagem e a política de transplantes de órgãos - 01/03/2013 17:48
Sistematização da Assistência de Enfermagem como uma Estratégia para a Autonomia do Enfermeiro - 27/02/2013 13:17
Atuação de Enfermeiras nas Macrofunções Gestoras em Saúde