Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

13º EBATE promove reflexão sobre desafios atuais de auxiliares e técnicos de enfermagem na Bahia


18.12.2025

O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) realizou, nesta quarta-feira (17), na Uninassau em Salvador, o 13º Encontro Baiano de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (EBATE), reunindo profissionais de diversas regiões do estado em um espaço de formação, escuta, troca de experiências e valorização das categorias que estão na linha de frente do cuidado em saúde.

Com o tema “Um novo olhar para a enfermagem: desafios e transformações dos tempos atuais”, o evento destacou a importância dos auxiliares e técnicos de enfermagem na construção de uma assistência ética, humanizada e comprometida com a qualidade do cuidado, além de promover debates sobre política profissional, saúde mental e as mudanças que impactam o exercício da enfermagem.

A mesa de abertura contou com a presença do presidente do Coren-BA, Davi Apóstolo; do primeiro tesoureiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), James Santos; do deputado distrital e técnico de enfermagem, Jorge Viana; do presidente da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN), Tonny Costa; da primeira secretária do Coren-BA, Lilian Carneiro, e da primeira tesoureira do Coren-BA, Emídia Oliveira.

“O 13º EBATE foi pensado como um espaço de escuta, reflexão e valorização real dos auxiliares e técnicos de enfermagem, que sustentam diariamente o cuidado em saúde no nosso estado. Ao longo da programação, conseguimos unir formação política, debates sobre saúde mental, momentos culturais e falas que traduzem a realidade da profissão, mostrando que a enfermagem precisa ser vista para além da técnica, como uma categoria que sente, que luta e que transforma”, destacou Davi Apóstolo.

Durante o encontro, também foi realizada uma apresentação promovida por técnicas e auxiliares de enfermagem sobre os desafios da trajetória profissional. Liderada pela segunda tesoureira do Coren-BA, Rosângela Barbosa, a performance conectou arte e realidade, revelando que, mesmo em meio aos desafios diários, esses profissionais seguem firmes, reinventando-se e acreditando que o cuidado também pode ser caminho de resistência, afeto e transformação.

A programação científica teve início com a palestra “A Importância da Política para a Enfermagem”, ministrada pelo deputado Jorge Viana, que ressaltou a relevância da participação dos profissionais nos espaços de decisão.

O evento também trouxe momentos de interação e cuidado com os profissionais, como dinâmicas conduzidas por conselheiros do Coren-BA e a palestra “Adoecimento mental na Enfermagem”, ministrada por Mariana Rios, que trouxe reflexões sobre saúde emocional, sobrecarga e autocuidado.

No período da tarde, o público acompanhou a apresentação cultural “A África”, realizada pelo grupo de Teatro da Polícia Militar, além da roda de conversa “Quando o cuidado dói: luto, sofrimento e sobrecarga emocional na enfermagem”, que reuniu representantes do Coren-BA, da advocacia da autarquia e de entidades sindicais, promovendo um diálogo sensível e necessário sobre os impactos emocionais do trabalho na enfermagem.

O EBATE ainda contou com a presença do técnico de enfermagem Tequinho, que realizou um stand-up comedy, com referências às situações cotidianas e bem humoradas sobre a realidade dos profissionais de enfermagem.

Fonte: Ascom Coren-BA – Ilani Silva

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...