Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-BA empossa Câmara Técnica de Atenção à Saúde da Mulher


25.07.2014

IMG_4072

Discutir, orientar, avaliar e dar apoio técnico científico a assuntos, ações e pareceres que envolvam a atenção à saúde da mulher, subsidiando o Plenário do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) em suas decisões são princípios que fundamentam a criação da Câmara Técnica de Atenção à Saúde da Mulher, empossada nesta sexta-feira (25), na sede da autarquia.

São profissionais membros da câmara a presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras seção Bahia (Abenfo-BA) e diretora da maternidade Tysilla Balbino, Rita Calfa, o coordenador do Fórum da Rede Cegonha da Região Metropolitana de Salvador, Manoel Henrique, a gerente de assistência da Maternidade de Referência Prof. José Maria de Magalhães Netto, Louise Margarida Chamusca, a enfermeira da educação continuada da maternidade Sagrada Família e preceptora do curso de especialização de enfermagem obstétrica em duas instituições, Nadja Carneiro, o enfermeiro sanitarista, mestre em enfermagem com área de concentração em saúde da mulher pela Universidade Federal da Bahia e coordenador de curso da Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana, Valterney de Oliveira Morais, e o enfermeiro e professor universitário, Luciano Marques dos Santos.

IMG_4033A presidente do Coren-BA, Maria Luísa de Castro Almeida, considerou com base na portaria nº030 de 2014, que institui a câmara técnica, a importância do fortalecimento da Rede Cegonha e o compromisso da autarquia neste projeto, composto por um colegiado de especialistas, de natureza consultiva e analítica, para oferecer apoio à atuação dos enfermeiros obstetras na perspectiva da Rede Cegonha, que é uma forte estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fundamentada nos princípios da humanização e assistência, compreendendo a garantia da assistência integral para a mãe, desde o planejamento familiar passando por todos os períodos da gravidez, até os dois primeiros anos de vida da criança. “Queremos transformar essa posse em uma primeira reunião para tratar de ações referentes à mulher ainda este ano e já pensarmos em um planejamento para 2015”, disse a gestora do conselho ao destacar a participação efetiva do coordenador Manoel Henrique, que acreditou na força das organizações no processo de criação da câmara. Na oportunidade, a presidente da ABEn-BA, Tânia Bulcão, considerou a necessidade de fortalecer, de forma mais acentuada, a enfermagem e colocou a associação à disposição dos integrantes da câmara técnica.

Para a enfermeira Louise Chamusca, é preciso resgatar o prazer de ser enfermeiro. “A gente tem de despertar uma sensibilidade mais aguçada nos profissionais de enfermagem. Temos responsabilidade dentro desse processo. Só vamos conseguir resolver as falhas quando buscarmos o problema raiz”, finalizou ao falar da satisfação em fazer parte da nova gestão do Coren-BA. A enfermeira e conselheira do conselho, Leila Brito, destacou a iniciativa como sendo boa e oportuna, inclusive no sentido de se pensar em estabelecer um diálogo com as câmaras técnicas estaduais, a exemplo do segmento de saúde indígena, articulando ações educativas. Além da conselheira Leila Brito, estiveram presentes na solenidade as conselheiras Izabel Idalina, Tatiane Rocha, Nair Fábio, Miriam Oliveira e Rita Cássia.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...