Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-BA acende debate sobre o papel do profissional na valorização da enfermagem


22.10.2014

“Cuidar: a arte como caminho” é o tema da VII Jornada de Enfermagem da Bahiana, que acontece na Unidade do Cabula da instituição de ensino, nesta quinta e sexta-feira, 22 e 23 de outubro. A mesa de abertura do evento contou com a participação da presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Maria Luísa de Castro Almeida, que reforçou a necessidade da união das instituições representativas das categoria, em prol da valorização profissional.
1
“Temos que dar as mãos para que possamos fazer este resgate do cuidado qualificado e humanizado da enfermagem”, salientou Maria Luísa. Ela fez questão de pontuar as parcerias que o conselho vem firmando ao longo deste primeiro triênio de gestão, na busca constante pelo fortalecimento e conscientização política dos profissionais de enfermagem: “Estamos trazendo as demandas dos profissionais para dentro do conselho, inclusive firmando parcerias com o Ministério Público do Trabalho e sindicato, para fazer frente às questões trabalhistas que não são diretamente competência do conselho, mas que precisam deste apoio nosso”.
A expansão da atuação do conselho pela Bahia também foi destacado pela presidente. “Hoje nós contamos com oito conselheiros representando o interior”. Ela fez questão de chamar a atenção para a importância dos debates sobre os temas relevantes da enfermagem. “É fundamental que os profissionais levem as discussões para seus espaços de trabalho. Só conseguimos fazer uma gestão participativa, compartilhada e democrática com a participação efetiva da comunidade de enfermagem”.
2
A vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Edialeda Maia; a presidente da ABEN-BA, Tânia Bulcão; a enfermeira Maria Julia Paes da Silva; a presidente do Coren-BA, Maria Luísa Castro; e a conselheira do Coren-BA, Maria José Cova
Cuidando do cuidar – A conferência do dia, ministrada pela enfermeira Maria Julia Paes, com tema “As dimensões do cuidar”, abordou a relevância da atuação do profissional na assistência ao paciente, salientado os detalhes que fazem toda a diferença no dia a dia. “É preciso entender a beleza dos pequenos grandes gestos. O que a gente faz é fundamental à vida. A enfermeira é a profissional que coordena o cuidado, pois nós somos os olhos, o tato, os ouvidos, nós suprimos as necessidades básicas do paciente, mantendo-o vivo”, disse.
4
A fala da enfermeira mobilizou a plateia, ao tocar em pontos salutares do cuidado, como a necessidade de ser verdadeiro e honesto com o paciente, mas entendendo seus limites. “No cuidado, não vale mentira. É preciso desenvolver uma relação de confiança com o paciente. As verdades difíceis devem ser ditas de forma gradativa e suportável”, comentou. Outro ponto importante foi relacionado à preservação do paciente. A profissional fez questão de reiterar a preocupação que o profissional deve ter na manutenção da dignidade do paciente, seja na hora do banho ou de fazer certos questionamentos e até na rotina do dia a dia.
33
No final, ela sinalizou: “Eu vejo uma diferença muito grande entre o discurso e a prática. O profissional precisa se realimentar em seu cotidiano. A sua aparência importa, o seu tom de voz importa. Precisa fazer a diferença para quem está a sua volta, deixar bons exemplos. É fundamental ter uma postura amorosa no cuidado”.
66
Programação – Nesta segunda, a programação contou ainda com uma apresentação dos Anjos da Enfermagem, projeto de educação em saúde, a partir do lúdico. O grupo faz visitas às crianças internadas em unidades de saúde, levando alegria e promovendo atividades e brincadeiras. A programação da Jornada segue até a sexta-feira (23), com discussões sobre as dimensões do cuidado humanizado e a estratégia de saúde na família. Uma série de oficinas também está agendada, como “Suporte básico de vida”, “Cuidando da criança”, “Noções de acupuntura” e “Abordagem ao paciente no centro cirúrgico”.
55
Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...