Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-BA cria Grupo de Trabalho para discutir o dimensionamento do pessoal de enfermagem nas unidades de saúde


03.07.2015

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Maria Luísa de Castro Almeida, se reuniu com representantes de instituições de saúde, gestores com expertise em serviços de enfermagem, e membros do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do Coren-BA para debater propostas sobre a questão do dimensionamento do pessoal de enfermagem nas unidades assistenciais. O encontro, que aconteceu na última quarta-feira (1), na sede do Coren-BA, resultou na criação de um Grupo de Trabalho com a finalidade de desenvolver estratégias sobre esta temática.

Ao abrir o debate, a supervisora do DEFIS, Sandra de Cássia Santana, explicou que a iniciativa do encontro partiu das dificuldades encontradas para calcular o número adequado de profissionais nas instituições e com isso combater os índices de subdimensionamento de enfermeiros, técnicos e auxiliares. “Vislumbramos a possibilidade deste encontro com o objetivo de elaborar um documento para ser encaminhado ao Cofen e que possa nortear as nossas ações no combate ao subdimensionamento da enfermagem”, explicou.

Em sua fala, Maria Luísa ressaltou que o dimensionamento de pessoal é um tema cercado de muita controvérsia pela diversidade encontrada dentro dos serviços de saúde, pelas demandas que estão surgindo com a modificação do próprio sistema, com a introdução de novas tecnologias e a própria complexidade em torno da Atenção Básica. “As nossas resoluções são muito voltadas para Unidades de Internação. Nós não contemplamos Unidades Ambulatoriais, a Atenção Básica e a estratégia de saúde da família no Sistema Único de Saúde, por exemplo”, refletiu. A presidente apontou que a maior parte dos problemas vivenciados pela profissão é decorrente de questões de conjuntura de trabalho e, sobretudo, de déficit de pessoal, e que este último é um desafio que está posto para a autarquia.

Do ponto do vista técnico, a presidente afirmou que há fragilidades a partir do momento que se tem uma gama de parâmetros e de cálculos para que seja feito o dimensionamento de pessoal, que são assumidos e adotados de acordo com a filosofia, a ideologia e até com a conveniência dos gestores, dos empregadores e dos prestadores de serviços. “Nossa proposta é ouvir quem está na ponta. Temos colegas que vem do serviço público, outras com experiência tanto no público quanto no privado. Estamos querendo ouvir de vocês as alternativas que têm de cálculos e as experiências, para que possamos elaborar um documento preliminar e levar ao conselho federal”.

Como propostas iniciais, foi sugerida a confecção de questionário, a realização de um seminário sobre o tema e de oficinas. Realizadas estas etapas, um relatório deverá ser encaminhado para avaliação do plenário do Coren-BA e, posteriormente, um documento consolidado será enviado ao Cofen.

A reunião terminou com a criação do Grupo de Trabalho de Dimensionamento, com uma nova data de encontro já definida para o próximo dia 23 de julho, às 16 horas. Estiveram presentes no encontro e passarão a formar o GT:

Aldacy Gonçalves Ribeiro – HGRS/SESAB/HUPES

Ana Paula do Vale Marra – DEFIS – Coren-BA

Monalisa Viana Sant’anna – Hospital Universitário Professor Edgard Santos

Sandra de Cássia Santana – DEFIS – Coren-BA

Stella Pereira Fernandes de Barros – Coren-BA

Suely Pedreira Xavier da Silveira – Hospital Português

Tânia Maria Valadares Chagas – Itaigara Memorial

Vivalnita Mendonça da Encarnação – Hospital Santo Amaro

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...