Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-BA debate a Visibilidade da Enfermagem nas Redes Sociais


08.07.2016

Na manhã desta terça (5), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) realizou o seminário Visibilidade da Enfermagem nas Redes Sociais, promovendo uma ampla análise sobre a questão do comportamento nas redes e o reflexo para o indivíduo, sobretudo como profissional. Com temas que abrangeram desde a evolução histórica das redes sociais até o marketing pessoal como fator de empreendedorismo, as palestras envolveram os profissionais presentes, que lotaram o salão do Núcleo Espírita da Polícia Militar (NEPOM), nos Barris.

O médico neurolinguista do SAMU, Tauá Bahia Vieira, ministrou a palestra “Redes Sociais: Evolução Histórica, Vantagens e Desvantagens”, nela o médico fez um traçado histórico das redes mostrando como o crescimento aconteceu de maneira contínua e desordenada. De acordo com Tauá, o crescimento destas redes promoveram uma “perda da dedicação ao mundo material, com um impacto, também, na vida profissional”.

Sobre como determinados comportamentos podem se tornar uma armadilha e comprometer a imagem, a carreira profissional e até a saúde do usuário, o médico alertou sobre os cuidados que são necessários ao fazer comentários em grupos fechados, compartilhar prints e fazer exposição pessoal. O médico destacou ainda os problemas psicológicos que podem ser desencadeados com o uso inadequado das redes como insatisfação constante e sentimentos de inadequação.

A enfermeira Sirlei Brito, membro das Câmaras Técnicas de Atenção à Saúde (CTAS), do Coren-BA, ministrou a palestra “Redes Sociais: Estão de Olho em Você!”, levando ao público presente questionamentos a respeito da imagem que cada indivíduo faz de si próprio e de que forma isto é compartilhado na internet. Como podemos utilizar as redes a favor da nossa profissão? As redes sociais poderão ser nossas aliadas para uma melhor visibilidade profissional? Estas foram algumas das temáticas abordadas pela enfermeira.

Sobre a identidade profissional, Sirlei esclareceu que “é preciso compreender quem é o profissional de Enfermagem e qual o seu real papel, analisando a visibilidade que cada profissional tem de si e de sua profissão”. De acordo com ela, esta análise é importante para que se abandone a repetição de comportamentos que findam por corroborar com uma imagem negativa e cheia de estereótipos que envolve as profissões que compõem o campo de trabalho da Enfermagem.

Sirlei apontou ainda normas básicas de conduta nas redes, desde a construção do perfil do profissional criado, a escolha das fotos e informações pessoais, passando pela divulgação das informações de trabalho, mensagens compartilhadas e curtidas, a até os aspectos legais que envolvem a legislação.

Para fechar o ciclo de palestras, a enfermeira Nadja Magali Gonçalves, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do SAMU e membro da CTAS, abordou o “Marketing pessoal como fator de empreendedorismo”. A enfermeira falou da importância do autoconhecimento e do reconhecimento e aceitação da profissão por cada indivíduo para a construção de uma boa imagem profissional nas redes sociais. “É preciso descobrir quais são os seus valores, seus princípios éticos, suas paixões”, ressaltou.

Nadja deu dicas para um bom marketing pessoal afirmando que é indispensável que o profissional invista em sua saúde, imagem e na atualização de seus conhecimentos. “Valorize o conhecimento, planeje e organize sua vida pessoal e profissional”, ressaltou, alertando também sobre a importância de uma boa comunicação e da postura profissional no ambiente de trabalho.

A presidente Coren-BA, Maria Luísa de Castro Almeida, observou que se mantém conectada à fanpage do Coren-BA como forma de observar como os profissionais estão devolvendo para o conselho a comunicação que é desenvolvida pela a autarquia na rede. A presidente agradeceu a participação dos profissionais e ratificou a importância do autoconhecimento e da valorização da profissão pelos próprios trabalhadores a fim que a visibilidade da Enfermagem, em todos os meios, seja positiva.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...