Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Programa Saúde no Ar – Representantes do Coren-BA e SEEB comentam sobre os desafios da Enfermagem

Entrevista foi realizada nesta quinta-fera (09/05).

09.05.2019

Na manhã desta quinta-feira (09/05), o vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Handerson Santos e a presidente do Sindicato de Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB), Lúcia Esther Duque, participaram do programa Saúde no Ar, apresentado por Patrícia Tosta da Rádio Excelsior em Salvador.

No quadro “Conversando com Especialistas” foram abordadas as lutas, ações e conquistas dos trabalhadores das categorias de enfermagem que atualmente representam mais de 125 mil profissionais em todo o estado da Bahia.

Handerson Santos parabenizou antecipadamente os profissionais pelo Dia Internacional da(o) Enfermeira(o) – 12 de maio – e o Dia Nacional das(os) Técnicas(os) e Auxiliares de Enfermagem – 20 de maio – e lembrou que o Conselho está promovendo o “Mês da Enfermagem” em Salvador, evento que será realizado no dia 14 de maio, no hotel Sol Bahia.

“Enquanto as pessoas estão dormindo, tem uma profissional de enfermagem acordada, no plantão, cuidando da assistência, é importante registrar para a sociedade a importância do papel dessas categorias que compõem 60% dos profissionais de saúde das instituições”, comentou.

O vice-presidente destacou ainda as ações que o Conselho tem promovido para adequar as condições de trabalho das categorias em prol do atendimento de qualidade à sociedade. Somente em 2018, a fiscalização do Coren-BA vistoriou quase 1500 estabelecimentos de saúde.

“Recebemos 118 denúncias contra instituições de saúde, muitas por falta de enfermeira(o) nas unidades, conseguimos resolver 99 casos ano passado, mas devemos contar também com o apoio da sociedade para denunciar, pois o trabalho da enfermagem seguro é seguro também para a sociedade”, ressaltou.

A enfermeira Lúcia Esther Duque comentou sobre os impactos da reforma da previdência para as categorias, principalmente por conta do aumento da carga horária.

“Atualmente, a categoria precisa de mais vínculos trabalhistas para poder se sustentar, e com isso temos mais trabalhadoras(es) doentes, com índices altíssimos de transtorno mental”, revelou.

De acordo com estudos feitos pela Escola de Enfermagem da UFBA, a sobrecarga de trabalho está diretamente relacionada aos erros cometidos por profissionais de enfermagem. Segundo Lúcia Esther Duque, alguns hospitais de Salvador disponibilizam apenas uma enfermeira para cuidar de 60 pacientes.

“É importante lembrar que o cuidado não é caridade, é questão profissional. Se um dia acordarmos e seguirmos o exemplo das enfermeiras portuguesas, com uma greve geral, as pessoas vão perceber a importância da nossa categoria, o sistema para, precisamos nos valorizar”, comentou.

O SEEB também está promovendo um evento em comemoração ao mês da Enfermagem que acontecerá no dia 17 maio, no auditório do MPT em Salvador, onde ocorrerá uma audiência pública sobre a “Vigilância em Saúde das(os) Trabalhadoras(es) em Enfermagem”.

Confira o áudio completo da entrevista aqui

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...