Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Cedeba lança a cartilha “Gestação e o Diabetes” na última sessão de atualização deste ano


25.11.2013

A criança e a gestante serão o foco da última sessão de atualização em diabetes deste ano, no próximo dia 3 de dezembro, a partir das 9 horas, no auditório do Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto (CAS). As sessões, iniciativa do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia, por meio da Coordenação de Educação e Apoio à Rede (CODAR), são realizadas sempre na primeira terça-feira de cada mês.

A última sessão de 2013, além de duas apresentações que abordarão “Experiências Exitosas em Pediatria”, pela endocrinologista pediátrica Livia Leite e “Contracepção e Diabetes”, tema da ginecologista e obstetra Gilna Teresa da Costa, terá peça de teatro e o lançamento da cartilha “Gestação e o Diabetes”, elaborada pela enfermeira Maria das Graças Velanes; assistente social Júlia Coutinho e a nutricionista Maria Palmira Romero, todas da equipe do Cedeba.

Gestacao_diabetes_cedeba_803x535

Educação em Diabetes

Com textos leves e bastante ilustração, a cartilha “Gestação e Diabetes” dá continuidade ao forte trabalho de produção de materiais educativos elaborados pela equipe do Cedeba. O texto de abertura apresenta Lu, personagem que escreve a uma amiga contando o seu plano de ter um bebê. Ela engravida e tem diabetes gestacional. E a cada passo,ela volta a escrever à amiga.

A cartilha traz orientações sobre planejamento alimentar, exercício físico, lazer e sono. Explica o que é diabetes gestacional, os fatores de risco, e mostra a necessidade de toda gestante na primeira consulta fazer a glicemia de jejum para investigar a possibilidade de diabetes gestacional, mesmo sem risco aparente.

Para mulheres que já são diabéticas, o planejamento da gravidez é muito importante, a fim de evitar complicações do feto. “A paciente diabética precisa escolher o momento certo de engravidar, isto é, deve estar com os parâmetros controlados”, como explica a ginecologista e obstetra Gilna Tereza, que fará apresentação sobre o tema na sessão do próximo dia 3.

Ao engravidar, a paciente diabética precisa redobrar os cuidados com a alimentação, que deve ser orientada pela nutricionista; fazer exercícios físicos e manter a glicemia sob controle, explica a ginecologista. Isto é tão importante que o tratamento do diabetes passa a ser feito com insulina, mesmo para as pacientes que ainda tratam a doença com medicação oral.

Expiências Exitosas

As experiências exitosas em Pediatria, no Cedeba, enfatizando as ações de educação em diabetes, serão apresentadas durante a sessão. A idéia é disseminar as ações, segundo explicou a coordenadora da Codar, Graça Velanes, para a utilização dessas práticas também na rede básica.

No Cedeba, o atendimento a crianças e adolescentes pelo setor de Pediatria, é feito pela equipe multidisciplinar. Conta com brinquedoteca, onde de forma lúdica, e partir dos materiais educativos produzidos pela equipe Cedeba, os pacientes aprendem a contar carboidratos, a aplicar e conservar a insulina e ainda a fazer o mapa da glicemia.

Antes das apresentações, os participantes assistirão a apresentação da “A Revolta dos Órgãos e dos Pés,” trabalho cênico, produzido pelos agentes comunitários de Saúde da Unidade Maria Conceição Santiago Imbassahy (Liberdade), sob a coordenação da enfermeira Tânia Leão. O trabalho foi produzido para o Dia Mundial do Diabetes, este ano, e foi apresentado na sala de espera da Unidade Básica de Saúde (UBS). No dia 3 de dezembro, o grupo fará apresentação abrindo a ultima sessão de atualização em diabetes de 2013.

A.M.V. Mtb 694/Ba
Cedeba/sessãocartilha

Fonte: Sesab

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...