Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-BA
e MP fazem visita técnica ao hospital Teresa de Lisieux

Dobras excessivas por conta do subdimensionamento do pessoal de enfermagem foram constatadas

14.12.2015

SAM_1600
O coordenador do Ceacon, Roberto Gomes, conversa com os dirigentes do hospital.

Na manhã da última sexta-feira (11), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) realizou uma visita técnica ao hospital Teresa de Lisieux, em Salvador, em parceria com o Ministério Público Estadual, Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), ligada à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Recebidos pelo diretor médico do hospital, Manoel Peso, e pela diretora de enfermagem, Aglair Torres, os representantes dos cinco órgãos definiram em reunião ações de fiscalização, firmando o prazo de quinze dias para encaminhamento de relatórios ao MP, este representado pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Consumidor (Ceacon), Roberto Gomes, e pela promotora de justiça Ana Paula Limoeiro. Com a equipe de fiscalização do Coren-BA estavam a vice-presidente e a procuradora da autarquia, Laurinda Machado e Tycianna Monte Alegre, respectivamente.

Coren-BA
Representando o Coren-BA, a coordenadora de fiscalização, Ana Paula do Vale, o auxiliar de fiscalização Alberto Santos, a enfermeira fiscal Mirele Fiorenza, a vice-presidente Laurinda Machado e a procuradora Tycianna Monte Alegre.
SAM_1620
Fiscais verificam as anotações de enfermagem.

A equipe de fiscalização do Coren-BA, formada pela coordenadora de fiscalização, Ana Paula do Vale, a enfermeira fiscal Mirele Fiorenza e o auxiliar de fiscalização Alberto Santos, deu início à vistoria visitando a Unidade de Clínica Médica e Cirúrgica, no 4º andar, de onde foram recebidas denúncias de dobras excessivas de turnos, com constatação de permanência de profissional em plantões de até trinta horas ininterruptas.

Acompanhados pela enfermeira Responsável Técnica (RT) da unidade, Franciane Lessa, a equipe analisou o livro de ocorrência de enfermagem, a taxa de ocupação dos leitos, as atribuições dos técnicos de enfermagem e dos enfermeiros, as instalações e conversou com os profissionais.

SAM_1668
Fiscais verificam as anotações de enfermagem.

A equipe também visitou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), acompanhada pela coordenadora geral da unidade, Cleide Cruz e pela RT Cíntia Ribeiro. Na unidade, também foram vistoriadas as instalações, aparelhagens e sala de descanso dos profissionais. A ausência da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) foi uma das inconformidades constatadas.

A fiscal Mirela constatou sobrecarga de trabalho na UTI Geral, sobretudo para os enfermeiros. “A unidade possui apenas dois enfermeiros para 18 leitos ocupados, quando deveria ter pelo menos quatro enfermeiros disponíveis. O subdimensionamento leva às dobras de turno e verificamos dobras que chegam a trinta horas”, apontou a fiscal.

De acordo com a coordenadora de Fiscalização Ana Paula do Vale, novas equipes foram montadas para uma série de visitas técnicas ao longo desta semana, para que todas as unidades do hospital sejam visitadas a fim de que um relatório completo seja encaminhado ao Ministério Público.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...