Coren-BA fomenta discussão sobre prevenção à sífilis na população feminina


24.11.2014

saude_mulher_dgcTemas relevantes sobre a saúde da mulher, como “A prevenção e tratamento da sífilis” e a “Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da Mulher”, foram abordados na videoconferência realizada nesta segunda-feira (24), no auditório do Instituto Anísio Teixeira, com o propósito de fomentar os debates sobre o contexto atual da sífilis na Bahia e os mecanismos de prevenção. A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Maria Luísa de Castro Almeida, participou da mesa de abertura, tratando do trabalho multifuncional e do papel da enfermagem na prevenção e tratamento da sífilis.

A escolha do tema partiu da análise dos números da sífilis no Estado. A coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids da Sesab, Jeane Magnavita, apontou a necessidade de detectar os casos de sífilis em gestantes antes da entrada na maternidade, de expandir e melhorar a qualidade do pré natal e de integrar a atenção básica com as maternidades como algumas medidas para a redução dos casos de sífilis congênita.De acordo com ela, a situação atual excede em muito a meta da Organização Mundial de Saúde. Enquanto esta considera a sífilis congênita eliminada quando a ocorrência é de 1 caso por 1000 nascidos vivos, a Bahia registrou este ano 4,7 casos por 1000 nascidos vivos. No ano passado, foram 1.485 casos de sífilis em gestante e 20 mortes de menores de 1 anos em decorrência de sífilis congênita no Estado. Esse ano, até setembro, foram 1.033 casos de sífilis em gestantes, 623 de sífilis congênita, com 22 mortes.

O evento foi promovido pela Superintendência de Atenção Integral à Saúde, por meio da diretoria de Gestão do Cuidado/coordenação do Cuidado por Ciclo de Vida e Gênero / Área Técnica de Saúde da Mulher. A videoconferência foi transmitida para mais de 20 municípios do Estado, voltada para os técnicos de Saúde da Mulher, técnicos da Vigilância Epidemiológica, coordenadores da Atenção Básica, profissionais da Atenção Básica, profissionais das maternidades e aqueles que atuam em áreas voltadas a estas temáticas. Além de debater o tema, o evento possibilitou a discussão em torno da versão preliminar da Política Estadual para a Atenção Integral à Saúde das Mulheres no Estado. Também participaram do evento representantes do Cremeb, Sesab (DAB, DGC e Divep) e Ministério Público.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...