Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-BA leva capacitação para profissionais de enfermagem em comunidades indígenas do extremo sul do estado


04.04.2025

O Coren-BA executa, no extremo sul da Bahia, a terceira etapa do projeto “Um olhar para o Exercício Profissional da Enfermagem nas Comunidades Indígenas” iniciado no ano de 2024. Nesta fase, foi iniciada a capacitação dos profissionais de enfermagem que atuam especificamente nas comunidades indígenas da região.

O enfermeiro Alan Jones, membro da educação continuada do SAMU de Eunápolis, ministrou o curso sobre Suporte Básico na Urgência e Emergência e os enfermeiros Davi Reis e Cássia Menaia, membros da Comissão Organizadora do Projeto, abordaram o tema Prevenção e Rastreamento das principais infecções sexualmente transmissíveis.

A iniciativa busca fortalecer a atuação da enfermagem nos territórios indígenas, por meio de suporte técnico e melhorias na estrutura dos serviços de saúde oferecidos às comunidades.

Os representantes do Coren-BA realizaram ainda um encontro para discutir a assistência à saúde dos povos originários, com lideranças indígenas, profissionais de enfermagem e representantes de órgãos públicos. O objetivo foi alinhar estratégias para fortalecer ainda mais as ações do Regional no que tange a melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam nessas comunidades indígenas. 

A reunião contou com a presença do presidente do Coren-BA, Davi Apóstolo, do conselheiro Federal, João Lima, do Cacique Marrudo e do Vice-Cacique João, ambos da aldeia Xandó, além da equipe do projeto de saúde indígena do Coren-BA. Também participaram representantes da Superintendência Indígena, o administrador da aldeia Barra Velha, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI-BAHIA) e o enfermeiro do SAMU de Eunápolis, Alan Jones.

O presidente do Coren-BA, Davi Apóstolo, destacou a importância do diálogo com as lideranças e profissionais que atuam diretamente nas comunidades. “A enfermagem tem um papel essencial no cuidado aos povos originários. Nosso compromisso é garantir que esses profissionais tenham suporte e estrutura para oferecer uma assistência qualificada e humanizada”, afirmou.

O Coren-BA reforça seu compromisso com a valorização da enfermagem e a ampliação do acesso à saúde nos territórios indígenas, respeitando as especificidades culturais e promovendo um atendimento mais inclusivo e eficiente.

Fonte: Ascom - Coren Bahia

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...