1º Encontro de Empreendedores da Enfermagem Baiana reúne mais de 1200 congressistas


09.08.2022

Presidente do Coren-BA, Giszele Paixão, destacou a importância do tema para a Enfermagem

Mais de 1200 congressistas participaram, nesta terça-feira (09), do 1º Encontro de Empreendedores da Enfermagem Baiana, realizado na sede do Sebrae Bahia, em Salvador, com transmissão online. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) com o apoio do Sebrae Bahia, teve como objetivo estimular que os profissionais da enfermagem trilhem o caminho do empreendedorismo para ampliar seus campos de atuação.

“Empreender na enfermagem é algo inovador para quem busca o crescimento profissional. Mas é preciso estar atento e obedecer à legislação da área da saúde, o código de ética do profissional de Enfermagem e também as questões jurídicas. Por isso, este evento busca nortear os profissionais da Enfermagem em busca do fortalecimento da nossa profissão, com o crescimento e capacitação da nossa categoria”, destacou a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão. Ela lembrou que o encontro acontece num momento especial, com a sanção do projeto de lei que instituiu no Brasil o piso nacional da categoria. “Esta gestão do Conselho trabalhou de forma incansável para entregar o piso salarial da nossa profissão, articulando o apoio dos parlamentares na construção de um projeto viável de ser aprovado”, destacou Giszele, que também ressaltou que o Conselho está trabalhando para reabrir subseções no interior.

O presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, falou sobre sua experiência como empreendedor no ramo de clínicas. “Como todo empreendedor, tive dificuldades, até porque muitas vezes não sabemos a quem procurar. Empreender faz parte da nossa profissão, mas para empreender de forma organizada, com plano de negócios, temos muito o que amadurecer. Se o sonho é colocado em prática sem planejamento, é utopia. Precisamos planejar nossos sonhos, porque empreender não é automático e tem altos e baixos, como todo negócio, mas é apaixonante”, disse.

Rogerio Teixeira, gerente do Sebrae Bahia, destacou que o encontro foi uma grande oportunidade para o início de uma parceria exitosa entre as instituições. “Parceria esta que vai ajudar muito no desenvolvimento de empreendimentos de enfermagem na Bahia. O Sebrae tem o papel de estimular os micro e pequenos empreendimentos, que representam 97% dos negócios formais no Brasil, empregam 56% da mão de obra formal mas só ficam com 30% da riqueza gerada com os negócios. Por isso esta parceria entre o Sebrae Bahia e o Coren-BA vai proporcionar que esta fatia do bolo seja ampliada. Ações e parcerias como essas proporcionam que a gente avance no compartilhamento de gestão, inovação, empreendedorismo, técnicas, marketing digital e uma série de possibilidades que o sistema educacional ainda não nos prepara para empreender”, disse.

Durante o encontro, a Comissão de Inovação e Empreendedorismo do Coren-BA foi empossada com a missão de estimular a formação de profissionais da enfermagem empreendedores, inclusive com acesso a programas de estímulo, através de parcerias como esta que está sendo construída com o Sebrae.

Em sua palestra, a representante do Conselho Federal de Enfermagem, Lucielena Garcia, abordou os desafios na implementação de Consultório e Clínicas de Enfermagem, ao lado da conselheira do Coren-BA, Gabriela Souza. Na mesa redonda da manhã, o debate foi em torno dos campos de atuação, as conquistas, a lucratividade e o sucesso do empreendedorismo na Enfermagem, com a participação dos enfermeiros Thaís Uilan, Rayssa Paranhos, Juliana Brasil e Jefferson Alves.

Na parte da tarde, a economista e representante do Sebrae Bahia, Adriana Pereira, falou sobre a formação de preços no serviço. Durante a segunda mesa-redonda ao evento, foram abordadas histórias de sucesso no mundo do empreendedorismo, com os enfermeiros Jeferson Xavier, Mariana Amorim, Joane Queiroz e Valdirene Polônio.

Também participaram da mesa de abertura a coordenadora da Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo do Cofen, Marta Cristiane Alves Pereira, e o coordenador das Câmaras Técnicas do Coren-BA, João Adelmo Filho.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...