Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Enfermeiras fiscais apuraram denuncias na UPA de Brotas

Após análise de documentos relacionados ao serviço de enfermagem, não foram constatadas pelas fiscais, dobras de plantão de forma rotineira, porém houve aumento do absenteísmo.

12.05.2020

A fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) esteve na Unidade de Pronto Atendimento de Brotas, em Salvador, na última sexta-feira (08/05), para apurar denúncias veiculadas na imprensa sobre afastamento de profissionais de enfermagem por COVID-19, possíveis irregularidades no fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), falta de treinamento, não afastamento dos profissionais em grupo de risco e ocorrência de dobras de plantão pela equipe de enfermagem.

Após análise de documentos relacionados ao serviço de enfermagem, não foram constatadas pelas fiscais, dobras de plantão de forma rotineira, porém houve aumento do absenteísmo, devido ao acometimento de profissionais com suspeita ou confirmação de COVID. A administração da UPA relatou que vem contornando essa situação através da adoção de medidas como suspensão de férias e a solicitação de ampliação do quadro de pessoal, estando em fase final de seleção.

Sobre os profissionais de enfermagem que se enquadram no grupo de risco, a enfermeira responsável técnica (RT) informou que recebeu cinco solicitações de servidores nesse sentido, tendo requerido que os mesmos apresentassem documentação comprobatória, que encontra-se em análise.

Em relação aos EPIs, foi constatada a disponibilização de máscaras cirúrgicas e do tipo N95, luvas, gorros, avental, óculos e protetor facial/face shield para as(os) profissionais. No entanto, estes materiais estão sendo distribuídos de forma controlada, conforme procedimento a ser realizado e jornada de trabalho.

As enfermeiras fiscais pontuaram em relatório, que foram realizadas mudanças no fluxo da unidade para receber pacientes com COVID-19. Estes pacientes estão sendo separados dos demais, com atendimento em consultório médico específico. A sala de nebulização foi desativada e passou a funcionar como sala de contingência e os pacientes que precisam de internamento estão sendo dispostos na observação feminina, utilizada prioritariamente para esta finalidade.

Em relação aos treinamentos para a equipe de enfermagem frente a Pandemia, após averiguação das listas de frequência dos participantes, foi contatado que tiveram início em março/2020, e abordaram temas como: paramentação/desparamentação, lavagem de mãos, notificações, envio de amostras, coleta nasofaringea, tipos de isolamento e apresentação do fluxo de entrada dos pacientes com suspeita de COVID-19.

É importante destacar que o Coren-BA tem mantido contato frequente com a enfermeira responsável técnica da instituição para divulgação de publicações relacionadas ao combate a pandemia.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...