Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Enfermeiro baiano lança livro de poemas sobre a Enfermagem


08.07.2015

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (08) o lançamento do livro Enfermagem com Poesia – a arte sensível do cuidar. A publicação, organizada pelo enfermeiro Elioenai Dornelles e pela enfermeira Onã Silva (conhecida como a Poetisa do Cuidar), reuniu trabalhos de profissionais de enfermagem de diversos estados tendo o enfermeiro Valdenir de Almeida como representante da Bahia. O autor nasceu na cidade de Baixa Grande, é mestre e doutorando na área de Saúde do Idoso e trabalha no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES).

IMG_8223

A sua área de trabalho e pesquisa foi a fonte de inspiração para a elaboração da poesia Idosos na UTI: muito cuidado, a vida quer seguir. Com ares de cordel, Valdenir fala da situação da pessoa idosa internada em uma Unidade de Terapia Intensiva. Trata da dor, da esperança, passa pelas condições do serviço público de saúde e exalta a necessidade de um atendimento humanizado. Um trecho diz, “Quando o idoso chega/Uma equipe lhe recepciona/Acomoda-lhe em uma cama/Às vezes dura, tal como lona. Para o seu acompanhante/ Não tem nada, nem poltrona”. Mais à frente ele questiona: “Também acontece muito/ De não se saber seu nome/ É chamado por um número/ Sua história de vida some/ Assim o internamento segue. Tem coisa pior para o homem?”.

Sobre o cuidado a ser oferecido pela equipe de enfermagem, Valdenir orienta, dizendo: “O idoso na UTI/ É ser humano igual/ Não pode ser discriminado/ Ageísmo, assim vai mal/ Tem direito a tratamento/ Está em Lei Federal”. Ao concluir, o autor ressalta: “O cuidado humanizado/ Pensem comigo, é glória/ Pois a melhora e a alta/ Do idoso, faz é história/ Oxe, para sempre irá guardar/ Com carinho, em sua memória”.

Infância, poesia e enfermagem – O interesse do autor pela poesia vem da infância, da sua origem no interior da Bahia. Ele conta que, ainda criança, lia versos de cordel em eventos familiares. Ao receber o convite para participar do livro, além de poder expor o seu trabalho com a poesia, vislumbrou a oportunidade de dar maior visibilidade à enfermagem. Sobre a relação entre a poesia e a profissão, destaca: “A cada dia encontro muitos motivos para exercer a enfermagem. Dentre eles, a possibilidade de exercer a escuta de histórias de vida tão ricas em significado, alinhando o cuidado à sensibilidade. Para mim, cuidar de pessoas idosas tem uma poética diferenciada, pois temos a oportunidade de valorizar um ser repleto de cultura, sabedoria e experiência de vida”.

IMG_8230

Colegas do HUPES, conterrâneos e familiares prestigiaram o lançamento do livro e falaram do talento de Valdenir. “Conheço a trajetória de Valdenir. É um homem batalhador, estudioso, responsável, bom amigo e excelente enfermeiro. A pessoa certa para falar de poesia e enfermagem!”, elogiou a enfermeira da Divisão Médica do HUPES, Taize Muritiba.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Maria Luísa de Castro Almeida, acompanhou o lançamento e parabenizou o profissional pela iniciativa. “É muito bom ver a enfermagem se destacando em outras áreas, isso só valoriza a profissão, principalmente tratando-se de poesia, de arte, tão importantes para as nossas vidas”. Valdenir agradeceu a presença da presidente, ressaltando a importância do apoio e incentivo do Coren. “É muito bom ter o Coren aqui hoje, isso mostra uma nova visão da autarquia sobre a atuação da enfermagem. Saber que o Coren está onde o profissional está é gratificante”.

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...