Faculdade Bahiana realiza julgamento simulado com base no Código de Ética da Enfermagem e metodologia desenvolvida pelo Coren-BA


29.10.2015

IMG_0327
No debate o uso das mídias sociais e o ambiente de trabalho.

Na tarde da última quarta-feira (28), a Unidade Acadêmica de Brotas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizou o último de uma série de quatro treinamentos sobre o Código de Ética Profissional de Enfermagem, com base em metodologia desenvolvida pela Câmara Técnica de Ensino e Legislação do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA). A iniciativa do curso de Enfermagem da Bahiana reuniu enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Evangélico da Bahia (HEB).

A professora Rosicleide Freitas, que é coordenadora de práticas de campo e estágio do curso de enfermagem da Bahiana e também membro da Câmara Técnica de Ensino e Legislação do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), explicou que o treinamento com os profissionais do HEB integra o convênio firmado entre a Bahiana e o Hospital Evangélico, que é um dos campos de estágios da faculdade.

IMG_0349
Processo Ético – profissionais utilizam o Código de Ética da Enfermagem no julgamento Simulado.

Neste último encontro, o assunto abordado foi a “Ética no ambiente de trabalho”, com a simulação de um Processo Ético. Para o debate, foi levantado o tema “O uso das mídias e o ambiente de trabalho”. Os participantes discutiram a questão das selfies no ambiente de trabalho, quando foi exposto um caso verídico em que uma enfermeira foi demitida por justa causa após publicar em sua rede social fotos tiradas durante o expediente. Divididos em grupos de acusação, defesa e júri, os participantes, todos respaldados pelo Código de Ética da Enfermagem, fizeram a simulação do julgamento do caso.

 

IMG_0355
Processo Ético – Os direitos e deveres da acusada são debatidos com base no Código de Ética.

A gerente de enfermagem do HEB, Simone Pietrasik, explicou que a proposta do júri simulado foi sensibilizar a equipe de enfermagem quanto à responsabilidade para a prática assistencial através da consulta e da busca no Código por artigos que evidenciem os direitos e deveres dos profissionais. “Presenciei discussões de altíssimo nível, respaldados pelo código de ética, na defesa e na acusação”. Simone conta que o grupo incorporou a atividade de tal forma, que passou a assumir o compromisso de realizar os cuidados de enfermagem com mais comprometimento, implantando a cultura da qualidade e segurança do paciente.

IMG_0339
Processo Ético – No julgamento simulado, profissionais embasam seus argumentos no Código de Ética.

De acordo com a enfermeira Bianca Andrade, coordenadora de UTI no HEB, a consulta e aplicação do Código de Ética em atividades práticas durante os treinamentos melhorou a compreensão dos profissionais e muitas mudanças já podem ser percebidas nas rotinas de trabalho. “Eles estão bem mais cuidadosos, mais atenciosos no trabalho”, declarou.

IMG_0336
Da esquerda para a direita, a Coord. UTI do HEB, Bianca Andrade; a Coord. do Centro Cirúrgico do HEB, Rafaela Gonçalves; a Prof. da Bahiana Mel Espinheira e a Coord. de Práticas e Estágio Rosicleide Freitas.

A faculdade Bahiana sediou, em junho deste ano, o primeiro fórum Diálogos com Ética, que foi promovido pela Câmara Técnica de Ensino e Legislação do Coren-BA. Professores das disciplinas de Ética, Bioética, História da Enfermagem e alunos do 8º e 9º semestres de faculdades públicas e privadas de Salvador participaram do encontro. Na ocasião, foi apresentada a metodologia do julgamento simulado, que propôs aos professores e alunos a aproximação do Código de Ética, através de atividades práticas. “O trabalho que desenvolvemos com os profissionais do HEB foi inspirado nesta metodologia e estamos atuando como multiplicadores na Bahiana”, ressaltou a professora Rosicleide.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...