Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Fórum Rede Cegonha apresenta protocolo de acolhimento e classificação de risco em obstetrícia


18.06.2014

IMG_3349O Fórum Rede Cegonha, pautou nesta quarta-feira (18), no auditório João Torres (subsolo da Secretaria da Saúde do Estado – Sesab), a apresentação do protocolo de acolhimento em rede e classificação de risco em obstetrícia, no que concernem aos serviços de saúde em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas), unidades básicas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e maternidades.

IMG_3394Para a supervisora técnica do Ministério da Saúde, Vera Figueiredo, “o manual tem o cheiro da Bahia. É necessário buscar a ampliação do acesso a uma assistência humanizada, segura e de qualidade para os usuários dos serviços e profissionais de saúde”. Ela também considerou que a prática do acolhimento em rede é uma estratégia para a referida ação e reforçou que “o acolhimento é antes de qualquer coisa, uma postura entre alguém que demanda, neste caso, o usuário, e o profissional de saúde que atende a demanda”.

Na ocasião, o médico da Maternidade Tsylla Balbino, Dr. Amado Nizarala de Ávila, levou para o centro das discussões, os indicadores de acolhimento e classificação de risco no período de fevereiro a maio deste ano no pronto atendimento obstétrico. Ele destacou a importância de todos (desde a portaria da unidade) serem bem treinados para acolher, receber a usuária. O coordenador da Rede Cegonha da Região Metropolitana de Salvador, Manoel Henrique Miranda, salientou que as maternidades precisam sentar e dialogar com o distrito sanitário. IMG_3524 IMG_3409

IMG_3664A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Maria Luísa de Castro Almeida, colocou durante o fórum que o financiamento de saúde precisa e deve ser discutido pelos profissionais da área. “Não podemos tolerar mais discutir organização de saúde, sem passar pelo dimensionamento de pessoal. A gente necessita ter um olhar mais humanizado para o profissional de saúde, que lida, muitas vezes, com os “buracos” assistenciais, mesmo com o nosso amplo espaço de atuação”.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...