Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Mudança de estilo de vida é fundamental no controle do diabetes


06.02.2013

Manter a glicemia sob controle é fundamental no tratamento do paciente diabético porque a hiperglicemia é bastante tóxica: aumenta os radicais livres no organismo com a elevação do estresse oxidativo celular, que leva à progressão das complicações crônicas. A observação foi feita na manhã de hoje (5), pela endocrinologista Iraci Lucia Oliveira, ao abordar o tema “Cuidados e ajustes entre glicemia, antidiabéticos orais e insulinas/análogos”, na sessão de atualização em diabetes, promovida pelo Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), por meio da Coordenação de Educação em Diabetes e Apoio à Rede.

 Segundo a especialista, o ajuste da medicação é muito importante para evitar as flutuações de amplitude na glicemia (hiperglicemia e hipoglicemia). O objetivo do tratamento do paciente diabético -explicou a endocrinologista – obedece a um plano individualizado que leva em conta a idade do paciente, as comorbidades (outras doenças associadas), para prevenir e tratar as complicações a curto e longo prazo.

 Mudança de estilo de vida

 O diabetes que mais cresce em todo o mundo é do tipo II – corresponde a 90% de todos os casos da doença – O tratamento do tipo I é feito com insulina, enquanto no tipo II, na fase inicial, com medicamentos orais. Mas o sucesso do tratamento passa pela mudança de estilo de vida, que inclui novos hábitos de alimentação e atividade física.

 De acordo com a explicação da endocrinologista, quando os medicamentos orais já não conseguem manter a glicemia sob controle, o paciente passa a usar a combinações de medicação oral e insulina (aplicação à noite). No estágio mais avançado, o tratamento é feito com insulina.

Os medicamentos orais para o controle do diabetes devem ser tomados junto com as grandes refeições. Quando o paciente toma a medicação sem esse cuidado pode fazer um quadro de hipoglicemia. O medicamento- reforçou- tem que estar atrelado à comida.

Iraci Lucia Oliveira discorreu sobre todos os grupos de medicação oral para o controle do diabetes e também sobre insulina, incluindo os análogos. Este último grupo tem indicação para o grupo de diabéticos que faz hipoglicemia com a insulina regular.

 A escolha do medicamento, de acordo com a especialista, deve levar em conta também os valores de glicemia de jejum, pós-prandial (duas horas após a alimentação) e a hemoglobina glicada, além do peso e a idade do paciente, as possíveis interações com outros medicamentos e a realidade socioeconômica.

A.M.V. MTb 694/Ba

/cedeba/cuidados

Cedeba

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: SESAB

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...