Organizações de enfermagem lançam nota de apoio a enfermeira agredida


10.11.2014

O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), a seção Bahia e Regional de Feira de Santana da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-BA), a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras da Bahia (Abenfo-BA) e o Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB) lançaram uma nota de solidariedade à enfermeira Luciane Ribeiro. A profissional de enfermagem foi vítima de agressão física cometida pelo médico obstetra José Antônio Sento Sé Souza, no Hospital da Mulher, em Feira de Santana-BA, no dia 2 de novembro.

FOTO ABENOs representantes das organizações políticas de enfermagem se reuniram na última sexta-feira (7) juntamente com profissionais de enfermagem e a vereadora Aladilce Souza e realizaram um ato público em frente à unidade de saúde, chamando a atenção da comunidade para a gravidade do ato. Em seguida, o grupo se reuniu com a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, e a coordenadora de enfermagem do centro obstétrico do Hospital da Mulher, enfermeira Glécia Carneiro Guimarães, para tratar dos encaminhamentos que serão dados ao caso.

coren Entenda o caso – Após um desentendimento durante o plantão, o obstetra teria agredido a enfermeira com um tapa no rosto. A ocorrência foi registrada na delegacia e testemunhada pelas pessoas que estavam no hospital no momento da agressão. Após o ocorrido, o médico foi demitido da unidade de saúde e o caso foi denunciado ao Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), pela direção da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, que administra o hospital.

De acordo com informações publicadas pelo Jornal A Tade, o médico trabalhava na unidade por intermédio de uma cooperativa. Além disso, a direção do hospital abriu uma sindicância para apurar o fato. Ainda segundo a matéria publicada no jornal, o autor da agressão teria confessado o fato na delegacia, ao delegado Euvaldo Costa, e alegou que a enfermeira teria resistido a obedecer a ordens médicas.

O caso também foi debatido na Câmara de Vereadores de Feira de Santana. O líder da bancada de oposição na Câmara, vereador Alberto Nery (PT), pediu a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Feira de Santana para procurar a enfermeira, dar apoio e se solidarizar.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...