Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Reunião na sede do Coren-BA discute situação atual do SAMU nos municípios do NRSN


06.09.2016

Na tarde desta segunda-feira (5), aconteceu, no auditório da sede do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), reunião para tratar sobre a situação atual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) dos municípios que fazem parte do Núcleo Regional de Saúde Norte (NRSN/Sesab). Foram destacados na pauta da reunião, a presença do enfermeiro nas unidades de suporte básico do SAMU e os processos judiciais movidos pelo Coren-BA, que obrigam a contratação em unidades com déficit destes profissionais.

A presidente do Coren-BA, Maria Luísa de Castro Almeida, a procuradora do Coren-BA, Tycianna Monte Alegre, a gerente do Departamento de Fiscalização (Defis), Adirah Queiroz , a coordenadora de Defis no interior do estado, Ana Maria Lima de Pádua, e a enfermeira fiscal da subseção de Paulo Afonso, Manuela Miranda da Purificação, receberam a diretora do NRSN, Lizandra Amim, secretários de saúde de Paulo Afonso e região, representantes do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/Sesab) e da Coordenação de Urgência (Cour/Sesab).

Na reunião, foi discutida a questão do financiamento adequado para atender os dispositivos legais e a necessidade de se mudar a Portaria Nº 1.010, de 21 de maio de 2012, do Ministério da Saúde, que redefine as diretrizes para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e sua Central de Regulação das Urgências, componente da Rede de Atenção às Urgências.

O encontro visou iniciar um diálogo a fim de que os serviços do SAMU atendam de forma qualificada a população que necessita deste serviço”, observou a fiscal Manuela Miranda.

A secretária de saúde de Santa Brígida, Nívia Fabiana da Silva, declarou que a reunião foi “extremamente proveitosa”, já que, segundo a secretária, o Coren-BA se colocou a disposição para “buscar o entendimento, primando pelo bem da sociedade e dos profissionais da enfermagem, levando em consideração as dificuldades dos gestores”. A secretária informou ainda que foram realizadas as deliberações buscando um acordo entre os gestores e o Coren-BA, demonstrando a disponibilidade de diálogo do Conselho. “A presença do profissional enfermeiro no SAMU pode se tornar uma realidade na Unidade de Suporte Básico, desde que os gestores possuam as condições de financiamento adequado para atender a esta solicitação”, concluiu.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...