Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

TCC de enfermeira baiana é finalista de dois prêmios do Ministério da Saúde


16.10.2013

enfermeira juliana gomesA enfermagem baiana é finalista em duas premiações do Ministério da Saúde, graças ao trabalho de conclusão de curso (TCC) da especialização em saúde da família apresentado pela enfermeira Juliana Invenção Gomes. Intitulado “Melhoria da adesão ao tratamento medicamentoso dos usuários hipertensos e/ou diabéticos de uma unidade de saúde da família”, o trabalho propôs uma melhoria na Unidade Saúde da Família (USF) de São Bento, situada na zona rural do município de Amélia Rodrigues.

O TCC foi submetido ao Prêmio Nacional de Inventivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos Lenita Wannmacher e ao Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, ambos promovidos pelo Ministério da Saúde. O resultado para a enfermagem baiana não poderia ser melhor: o trabalho de Juliana Gomes foi selecionado entre os finalistas das duas premiações, na categoria de monografia especialização/residência.

A divulgação do vencedor será feita durante cerimônia realizada em Brasília. Para o prêmio Lenita Wannmacher, o evento ocorre no dia 13 de novembro. Já para o prêmio C&T, a cerimônia está marcada para 3 de dezembro. O primeiro lugar de cada categoria vai receber um valor em dinheiro. Os demais colocados receberão uma menção honrosa.

O TCC foi realizado sob a orientação da Profa. Dra. Denise Silva da Silveira, para o curso à distância da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). “Após análise situacional da USF de São Bento quanto à atenção aos hipertensos e/ou diabéticos, identifiquei que um dos problemas enfrentados era a baixa adesão dos usuários ao tratamento medicamentoso. Diante disso, planejei e implementei uma intervenção para melhorar a adesão dos pacientes”, conta Juliana, que contou com o apoio da equipe de profissionais da unidade.

Ao final do trabalho de intervenção, que durou quatro meses, constatou-se uma melhora significa: dos 217 hipertensos e/ou diabéticos participantes da ação, 55,8% foram cadastrados no programa de monitoramento HIPERDIA; 77,1% tiveram seus registros de medicamentos atualizados; 98,2% utilizavam medicamentos da Farmácia Popular/HIPERDIA; e 46,5% receberam orientação sobre o uso correto da medicação, atuando de forma efetiva naqueles que apresentaram baixa adesão ao tratamento medicamentoso (7,8%), através da realização de atividades educativas.

“Os objetivos inicialmente propostos foram cumpridos, proporcionando desde a organização do programa, à capacitação da equipe, realização de encontros de educação em saúde, até a melhoria da adesão ao tratamento medicamento de alguns usuários”, destaca Juliana, que comemora a colocação entre os finalistas. “Já garanti, no mínimo, duas menções honrosas, o que de fato para mim já é gratificante”.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.