Vacinas salvam vidas!

A vacina é o resultado de pesquisa científica e um ato de responsabilidade social, afinal quando você se imuniza deixa de ser um possível agente transmissor de doenças.

02.09.2020

Não faltam exemplos e comprovações científicas para demonstrar o quanto a vacinação traz resultados positivos para a sociedade. O mais recente dado, publicado em agosto pela Organização Mundial de Saúde (OMS), apontou que a poliomielite foi erradicada na África. E de quem é o mérito desse resultado? Da vacinação. Claro, que apenas a disponibilidade de vacina no país não produz os resultados esperados, o apoio do governo local para implementar políticas públicas de incentivo à imunização é fundamental nesse processo.

Foi assim que o Brasil conseguiu erradicar a varíola na década de 1960. O sucesso das Campanhas de Vacinação mostrou o quanto a imunização em massa tinha o poder de extinguir a doença do país. A partir desse fato, o Brasil seguiu com a criação de um dos maiores programas de vacinação do mundo, o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Institucionalizado em 1975, antes mesmo da criação do SUS, o PNI é responsável por promover e coordenar o Calendário Nacional de Vacinação do Brasil, que contempla não só crianças, como também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Além disso, o programa conta com o trabalho de inúmeros profissionais de enfermagem que estão também na linha de frente das salas de vacinas.

Se com o PNI, o Brasil alcançou consideráveis avanços ao consolidar a estratégia de vacinação nacional, com metas de eliminação do sarampo e do tétano neonatal, bem como o controle de doenças imunopreveníveis e a manutenção da erradicação da poliomielite, o mais sensato seria que as autoridades públicas continuassem a conscientizar a população acerca da importância da vacinação, independentemente de sua obrigatoriedade.

A vacina é o resultado de pesquisa científica e um ato de responsabilidade social, afinal quando você se imuniza deixa de ser um possível agente transmissor de doenças. Quem não gostaria que a vacina da Covid-19 fosse logo implementada e pudéssemos voltar à normalidade? Não é à toa que o mundo todo está mobilizado com estudos sobre essa vacina.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

R. Gen. Labatut, 273 - Barris, Salvador - BA, 40070-100

07132773100

atendimento@coren-ba.gov.br


Horário de atendimento ao público

07h às 16h

Loading...