Coren-BA e Escritório do Québec em São Paulo discutem cooperação bilateral

10.03.2022

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Giszele Paixão, recebeu na manhã desta quinta-feira (10), na sede da autarquia, em Salvador, o coordenador de Prospecção e Promoção do Escritório do Québec em São Paulo (@QuebecBrasil), Hércules Kuster. O objetivo do encontro foi alinhar parcerias e projetos de colaboração entre as instituições com foco na formação e recrutamento de profissionais da Bahia para atuar no Québec (Canadá).

“Este encontro é o início de uma parceria importante com o objetivo de ofertar a oportunidade de uma carreira internacional para profissionais de Enfermagem da Bahia. O Coren-BA está engajado nessa missão”, destacou Giszele, que apresentou o projeto Escola Nação Brasil-Québec de Formação de Profissionais de Enfermagem, com o objetivo de formar enfermeiros elegíveis para atuação profissional na província canadense. A reunião também contou com a participação das 1ª e 2ª tesoureiras do Coren-BA, Kátia Gama e Josimari Xavier, respectivamente.

“Temos carência de mão de obra em diversas áreas de atuação profissional, sendo a Enfermagem uma das principais, por isso realizamos frequentemente missões de recrutamento profissionais, voltadas para a promoção de oportunidades temporárias a candidatos interessados em atuar no Québec”, disse Kuster, ao ressaltar que o escritório oferece curso gratuito do idioma francês para profissionais recrutados.

O Quebec é a segunda província mais populosa do Canadá, depois do Ontário. É a única a ter uma população predominantemente francófona, sendo o francês a única língua oficial a nível provincial. O Escritório do Québec em São Paulo visa a desenvolver as relações e a promover as trocas nos setores da economia, incluindo o comércio e a inovação, da cultura, da educação, da pesquisa e da atração de talentos.